Causas do Câncer de Pele



As causas do câncer de pele (da maioria deles) são excesso de exposição ao sol. Cerca de nove em cada dez não-melanoma e seis em cada dez casos de câncer de pele melanoma maligno são atribuídos à exposição ao sol desde cedo.

É amplamente aceito nos círculos médicos que a maioria dos danos a pele em razão do sol acontece antes dos 20 anos - na verdade, a maioria de nós recebemos 80% de exposição ao sol em toda a nossa vida nessa idade.

A principal causas do câncer de pele é o dano de radiação ultravioleta (UV) radiação emitida pelo sol. Ela penetra na pele e provoca danos às células do interior.

O sol contém raios de luz ultravioleta, conhecidos como raios ultravioleta A e B. A radiação UVA vai profundamente na pele e enfraquece as células contra o câncer. UVB provoca queimaduras solares e desempenha um papel importante no desenvolvimento a longo prazo da célula basal mais comum e carcinomas de células escamosas, causando danos a essas células na pele.

O câncer de pele se desenvolve muito lentamente. Outra causas do câncer de pele inclui, queimaduras de sol que causam danos graves na pele em sua adolescência podem evoluir para câncer, mais de 20 anos depois.

Radiação ultra violeta e câncer de pele

A radiação Ultra Violeta também causa melanomas malignos, mas na maioria dos casos de exposição prolongada ao sol não é o problema principal. A exposição intermitente e queimaduras solares repetidas são muito mais prejudiciais.

Um estudo realizado na Austrália mostrou que as pessoas que trabalharam em ambientes fechados durante todo o ano e depois passou duas semanas de férias expondo seus corpos ao sol intenso apresentam maior risco de melanoma maligno do que as pessoas que regularmente passou um tempo no sol.

Mas há outras causas do câncer de pele. É um fato bem conhecido que o aquecimento global causou a redução do ozônio na atmosfera. O ozônio filtra e reduz a quantidade de luz Ultra Violeta que atinge a terra - então com menos ozônio, os raios mais nocivos estão chegando até nós.

Certamente, os níveis de câncer de pele estão a aumentar e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a redução contínua da camada de ozônio fará com que mais 300 mil não melanomas e 4.500 melanomas malignos sobre os próximos anos.

A radioterapia também pode ser incluída como possíveis causas do câncer de pele. Pessoas com outras formas de câncer, como câncer de mama, podem receber o tratamento de radioterapia na área atingida. Este tipo de tratamento pode fazer a pele muito sensível e em alguns casos, 
queimá-lo, tornando-se suscetíveis a danos do sol.

A utilização de espreguiçadeiras e sua possível ligação com o câncer de pele, certamente, ganhou as manchetes ao longo dos últimos anos. O problema é que eles não têm tempo suficiente para provar conclusivamente que eles causam melanomas malignos como a luz solar. No entanto, o que os pesquisadores sabem é que a luz UVA usada em camas de sol podem ser responsáveis por todos os tipos de câncer de pele e de câncer.

As causas do câncer de pele exatas, que se desenvolve em áreas não expostas, como as solas dos pés, são desconhecidas. Os investigadores estão atualmente a analisar se o câncer de pele também pode ser hereditário ou se existe uma predisposição genética para a doença.